segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O patrono das obras de caridade da Igreja



São Vicente de Paulo nasceu no dia 24 de abril de 1581, na aldeia Pouy, sul da França. Foi o terceiro filho do casal João de Paulo e Bertranda de Moras, camponeses que cultivavam a fé católica.
Desde muito jovem ele destacou-se por sua inteligência, com isso, o pai de Vicente, aconselhado pelo vigário da cidade de Dax, o colocou em um colégio religioso. Seguindo o desejo de seu, de ter um filho sacerdote, ao completar os estudos básicos ele foi para a Universidade de Toulouse, onde realizou seus estudos teológicos e, em 23 de setembro de 1600, foi ordenado sacerdote.

Em 1605, quando voltava de uma viagem a Marselha, o navio onde estava foi saqueado por piratas turcos, padre Vicente sobreviveu ao ataque, mas foi feito prisioneiro e vendido como escravo. Um de seus donos era um fazendeiro, que, por medo da escravidão, renegara o Catolicismo e se convertera ao Islamismo. Após algum tempo com esse santo, esse homem se comoveu com suas pregações e lhe propôs que fugisse para França, onde esse fazendeiro viria a converter-se e ser admitido em um mosteiro. E padre Vicente, após peregrinar pela França, foi indicado por padre Bérulle, bispo de Paris, como vigário de Clichy.

Nesse período esse grande santo francês já dedicava todo seu tempo livre às obras de caridade, e foi assim que ele fundou a Confraria do Rosário, onde fazia visitas periódicas aos enfermos e necessitados. Mas, foi por meio das visitas feitas às terras da família Gondi, uma das famílias mais tradicionais da França, que ele percebeu como era necessária a confissão desse povo. E passou a fazê-las, juntamente com outros padres, pois a procura era muito grande nas Santas Missas de domingo.

Sua piedade heroica conferiu-lhe o cargo de Capelão Geral e Real da França. Vendo o abandono espiritual dos camponeses, fundou a Congregação da Missão, de Padres Lazaristas, para a evangelização do "pobre povo do interior". Em 12 de janeiro de 1633, a Congregação da Missão recebeu a Bula do Papa Urbano VIII.

Segundo São Francisco de Sales, Vicente de Paulo era o "padre mais santo do século". Faleceu em 27 de setembro de 1660 e foi sepultado na capela-mãe da igreja de São Lázaro, em Paris. Foi canonizado pelo Papa Clemente XII em 16 de junho de 1737. Em 12 de maio de 1885 foi declarado patrono de todas as obras de caridade da Igreja Católica pelo Papa Leão XIII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário