sábado, 19 de novembro de 2011

Encontro Sacerdotal no Rio de Janeiro


Nos dias 15 a 18 de novembro de 2011, no Centro de Estudos do Sumaré, na cidade do Rio de Janeiro, 36 sacerdotes provenientes de vários Estados brasileiros, participaram do II Encontro Sacerdotal Summorum Pontificum, patrocinado pelo Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta O.Cist., e organizado pela Administração Apostólica São João Maria Vianney, da cidade de Campos dos Goytacazes (RJ). O primeiro encontro foi realizado no ano passado em Garanhuns, patrocinado por nossa Diocese.
Da Diocese de Garanhuns, juntamente com nosso Bispo Dom Fernando Guimarães, que pronunciou uma palestra sobre a Reforma da Liturgia no documento Sacrosanctum Concilium do Concílio Vaticano II, participaram do encontro os Padres Fábio, Pároco da Catedral de Santo Antônio; Padre Nivaldo, Pároco da Paróquia de São Luiz Gonzaga, em Paranatama. e Padre Poul Anderson, Administrador Paroquial de Santa Teresa do Menino Jesus, no Magano, em Garanhuns.
Neste encontro, foi estudada com carinho a Liturgia da Igreja Católica, em seus aspectos teológicos e em sua evolução história, com particular atenção à Forma Extraordinária do Rito romano, ou seja, a maneira de celebrar a Santa Missa que vigorou, na Igreja, até o Concilio Ecumênico Vaticano II. Juntamente com a Forma Extraordinária do Rito romano, reformada pelo Vaticano II e, atualmente, a forma de celebração a quem estamos todos habituados em nossas paróquias, esta veneranda tradição tem o seu lugar, querido pelo Papa Bento XVI com o Motu proprio Summorum Pontificum, de maneira que apareça evidente toda a riqueza do culto da Igreja católica.
Ao final do encontro, os Bispos e Padres participantes enviaram ao Sumo Pontífice Bento XVI uma filial homenagem, através da carta cujo teor é aqui reproduzido.

Beatíssimo Padre,

            Sacerdotes provenientes de diversos Estados do Brasil estamos reunidos no Rio de Janeiro, acolhidos pelo Exmo. Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, para o II Encontro Summorum Pontificum, nos dias 15 a 18 do corrente mes de novembro, em continuidade com o I Encontro, realizado no ano passado na Diocese de Garanhuns. Em ambos, o patrocínio e a efetiva concretização muito devem à Administração Apostólica pessoal São João Maria Vianney, de Campos.

             Em plena sintonia com o Magistério de Vossa Santidade, queremos contribuir eficazmente para a corrreta aplicação das disposições do Motu Proprio em nossas dioceses, em comunhão com nossos Bispos e, dessa forma, corresponder ao Seu anseio pelo mútuo enriquecimento das duas formas do Rito Romano, buscando a “reconciliação interna no seio da Igreja”, como Vossa Santidade já expressou em diversas ocasiões. Este nosso encontro, portanto, é realizado dentro do mais autêntico espírito de comunhão eclesial, respondendo assim aos legítimos desejos de inúmeros dos nossos fieis.

            Aprofundando o sentido teológico da Liturgia, buscamos inspiração nas obras teológicas de Vossa Santidade e, agora, em seu rico Magistério pontifício, que vem iluminando nossa vida e ministério sacerdotais e pelo qual Lhe somos profundamente gratos.

            Queira receber, Santidade, a expressão de nossa filial devoção, enquanto imploramos a Benção Apostólica para nossas pessoas, nosso ministério e para todos os fieis confiados aos nossos cuidados pastorais.

Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2011.

Assinam:

Dom Orani João Tempesta OCist, Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro
Dom Fernando Guimarães, Bispo Diocesano de Garanhuns
Dom Fernando Arêas Rifa, Administrador Apostólico da Administração Apostólica São João Maria Vianney
Dom Karl Josef Romar, Bispo Auxiliar emérito do Rio de Janeiro e Secretário emérito do Pontifício Conselho para a Familia, Vaticano

Todos os Sacerdotes presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário