A nossa diocese realizou no último dia 09 de julho, no salão paroquial Pe. Gabriel da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns, o primeiro encontro com representação das paróquias para tratar da implantação da Pastoral da Pessoa Idosa. A reunião teve a participação de 56 leigos e 04 padres, com a assessoria da Irmã Marlene FC, que coordena a Pastoral da Pessoa Idosa em nosso estado. Na ocasião, foi-nos apresentado de modo muito claro a estrutura da pastoral e seu método de funcionamento.
A Pastoral da Pessoa Idosa adota a metodologia aplicada à Pastoral da Criança com as adaptações próprias à realidade dos idosos. É claro que a dimensão da mística, como também a dimensão humano-social, estão efetivamente presentes na ação pastoral. O espírito que norteia e orienta a pastoral da pessoa idosa é o doacolhimento e da inclusão.
Para contextualizar, na reunião do clero do mês de maio do corrente ano, a Irmã Marlene apresentou aos nossos padres o projeto de criar em nossa diocese a Pastoral da Pessoa Idosa. O nosso bispo, Dom Fernando Guimarães, de pronto acolheu a ideia e solicitou o apoio dos padres para que se efetive esse trabalho em nossa diocese. As sementes estão sendo lançadas; nós padres, com os nossos leigos e leigas, precisamos nos unir, somar forças em comunhão com o nosso bispo para fazer germinar, crescer e frutificar, tornando realidade esta bela ideia.
Para dar efetividade a Pastoral já agendamos com a Irmã Marlene as primeiras capacitações de voluntários. No dia 13 de agosto acontecerá no Vicariato Centro a primeira capacitação, e no dia 28 de agosto será a vez do Vicariato Norte. De modo que queremos atingir, com a formação de líderes, todos os vicariatos de nossa diocese. Agora, é fundamental o incondicional apoio e forte divulgação dos párocos e vigários paroquiais em suas comunidades para suscitar lideranças que abracem esta causa.
Para mais informações, favor procurar o Secretariado de Pastoral da diocese.
Fraternalmente,
Pe. Cícero Félix da Silva
Secretariado Diocesano de Pastoral
Nenhum comentário:
Postar um comentário