segunda-feira, 20 de junho de 2011

11/06/2011: Dedicação da igreja de Lagoa de São José - Diocese de Garanhuns PE

No dia 11 de junho de 2011, nosso Bispo Diocesano, Dom Fernando Guimarães, celebrou solene Santa Missa na Capela de São José, em Lagoa de São José, no território da nova Paróquia de Santa Isabel da Hungria. O templo passou por uma ampla reforma, com a instalação de um novo presbitério, seguindo as indicações litúrgicas atualmente em vigor.
Dom Fernando chegou em Lagoa de São José ao meio-dia, tendo visitado as novas instalações da igreja, acompanhado pelo Pároco, Padre Roberto Bezerra da Rocha Junior, e pelo Cerimoniário diocesano, Padre Marcelo Protázio Alves.
Às 15 horas, teve início a solene celebração, com grande participação de fieis. Além da comunidade local, fizeram-se presentes representantes das comunidades de Rainha Isabel e da Paróquia de Bom Conselho.
Após a saudação inicial, nosso Bispo abençoou o povo e as paredes da igreja com a a´gua benta, em recordação do Batismo. Após a Liturgia da Palavra, Dom Fernando pronunciou sua homilia, recordando o caminhar histórico da comunidade, desde a construção da primeira capela, até os dias atuais, culminando com a criação da Paróquia de Rainha Isabel. Neste contexto, está acontecendo a renovação das comunidade católica de Lagoa de São José, com o incentivo dos Movimentos, Pastorais e Serviços. Com a participação generosa dos habitantes e o esforço do Pároco, Padre Roberto Junior, o templo foi restaurado e um novo presbitério veio completar o ambiente litúrgico, criando um espaço belo e espacioso para as celebrações da comunidade. Nosso Bispo, explicando as leituras da Palavra de Deus que foram proclamadas, lembrou que o templo é a Casa de Deus e, por isso mesmo, é também a Casa da comunidade. E que a igreja construida por tijolos deve lembrar a todos que é o povo de Deus a Igreja viva, solidificada na comunhão com Deus e na fraternidade entre todos. Dom Fernando encerrou suas palavras, desejando que a comunidade local possa continuar realizando um caminho espiritual de crescimento na fé e de evangelização.
Em seguida, foram invocados todos os Santos, com o canto da Ladainha, e o Bispo pronunciou a Oração de Dedicação da Igreja e de Consagração do novo Altar. A sua Mesa foi então ungida com o óleo do Santo Crisma, como também as paredes do templo. Sobre o Altar consagrado, queimou-se o incenso, como símbolo da oração da comunidade, que subia até os céus.
Revestido com a toalha, ornado com as velas e as flores, sobre o altar consagrado continuou a celebração da Santa Missa, como de costume.
Antes da benção final, o Pároco, Padre Roberto Junior, dirigiu sentidas palavras de agradecimento à comunidade. Uma representante do povo de Lagoa de São José dirigiu um delicado agradecimento ao Bispo, oferecendo-lhe, em nome de todos, uma planta de orquídeas. Dom Fernando agradeceu mais uma vez a participação de todos no desenvolvimento da nova Paróquia e a todos abençoou de coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário