quinta-feira, 9 de junho de 2011

A nova matriz de N.Sra de Fátima - Diocese de Garanuns


Nosso Bispo Diocesano, Dom Fernando Guimarães, cria mais uma Paróquia em  nossa Diocese, a Pároquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, na cidade de São Bento do Una. Dessa forma, São Bento é a primeira cidade da Diocese, além da sede Garanhuns, a possuir mais de uma paróquia em seu território. Transcrevemos, a seguir, o Decreto de ereção canônica da Nova Paróquia.
Dom Fernando Guimarães, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Bispo de Garanhuns
Aos que o presente Decreto virem, Saudação, Paz e Benção no Senhor Jesus Cristo!
Atendendo às necessidades espirituais do povo de Deus e considerando o crescente número de habitantes da cidade de São Bento do Una, em conformidade com o Cânon 515, par. 1 e 2 do Código de Direito Canônico, resolvemos criar a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, na cidade de São Bento do Una, desmembrando-a da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos, da cidade de São Bento do Una. Assim, depois de ouvir o Clero e os Padres do Conselho Presbiteral, pelo presente Decreto, Constituímos e Erigimos canonicamente a PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA, com sede na Rua Cinco, no. 20, Loteamento Delmário Braga, CEP 55370-000, na Cidade de São Bento do Una, Estado de Pernambuco, observando os seguintes limites: ao Norte, com os limites civis do Município de Belo Jardim; ao Sul, com o Município de Lajedo; a Leste, com o Município de Cachoeirinha e a Oeste, ao longo da PE-180, com a Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos, no Município de São Bento do Una. Promovemos a atual Capela de Nossa Senhora do Rosário de Fátima à categoria e dignidade de Matriz e mandamos os seus Fiéis que provejam à sustentação digna e honesta de seu Pároco e Pastor, segundo o costume e dentro das determinações diocesanas, e que seja dado grande ênfase à formação dos leigos, capacitando-os, assim, para a Evangelização dos dias atuais.
O presente Decreto entrará em vigor na presente data, por ocasião da instalação da nova Paróquia e posse do seu primeiro Pároco, revogadas as disposições em contrário. Será lido à estação das Missas mais concorridas na Matriz do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos de São Bento do Una, tantas vezes quantas seu Pároco o julgar necessário, como na Matriz da nova Paróquia, no dia da instalação, e será transcrito fielmente nos Livros de Tombo da nova Paróquia e da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos, para quer conste de futuro.
Dado e passado nesta cidade e Cúria Diocesana de Garanhuns, sob o selo e sinal de nossas armas, aos 30 dias do mês de maio do ano de dois mil e onze.
+ Fernando Guimarães, Bispo Diocesano de Garanhuns
Mons. Alexandre de Melo Castanha Neto, Chanceler da Cúria
(Reg. Liv. Documentos, fls. 184, n. 11 / Liv 2 de Atos Diocesanos, fls 13v e 14)
Como primeiro Pároco, foi nomeado o Revdo. Padre Gabriel Belo Cavalcante, do Clero da diocese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário