segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Mês Vocacional

Por ocasião do Mês Vocacional – agosto de 2011, nosso Bispo Diocesano, Dom Fernando Guimarães, dirige uma mensagem a todos os sacerdotes, seminaristas, religiosos e fieis leigos de nossa Diocese, convidando a participar dessa campanha de oração, de reflexão e de conscientização sobre as vocações na Igreja. Transcrevemos, a seguir, a Mensagem de nosso Bispo:

Queridos Diocesanos,

Pela terceira vez, nossa Diocese celebra a mês Vocacional, desta vez comn o lema: “Promover as novações na Diocese: eu participo!” Somos convidados a refletir sobre o chamado de Deus, dirigido a cada um de nós, para vivermos em plenitude o nosso compromisso batismal, assumindo nosso lugar na Igreja e na sociedade.
Neste contexto vocacional, especial importância assume a vocação ao sacerdócio: nossa Igreja precisa de padres, que, vivendo segundo o Coração de Cristo, possam servir o povo de Deus como sinais vivos do Bom Pastor. O Mês Vocacional convida-nos a rezar pela santificação de nossos Padres.
Mas para termos bons Padres, é preciso investir na formação de nossos Seminaristas. Temos três casas de formação: o Seminário propedêutico, em Garanhuns, para os jovens que se preparam para cursar a Filosofia; o Seminário inter-diocesano Nossa Senhora das Dores, em Caruaru, onde estuda a maioria de nossos filósofos e teólogos; e, finalmente, o Seminário Teológico Bom Pastor, da Arquidiocese de São Paulo, onde estão 4 seminaristas teólogos de nossa Diocese, cursando a Faculdade em São Paulo.
Convido cada família da nossa querida Diocese a assumir, com generosa alegria e disponibilidade, os custos da formação de nossos Seminaristas, com a contribuição mensal de 1 Real por mês. No final do Mês Vocacional, Você poderá formalizar essa ajuda, seguindo as orientações que lhe dará a sua Paróquia.
Nestes três últimos anos, foram ordenados 5 Padres diocesanos e foram criadas 4 Paróquias novas. Com mais Padres, a Diocese poderá ampliar o atendimento pastoral às vária comunidades e evangelizar mais e melhor.
Conto com todos!
Senhor, daí os Padres santos que a Diocese de Garanhuns precisa!
Com benção amiga,
Dom Fernando Guimarães, Bispo Diocesano de Garanhuns


PRECES PARA O MÊS VOCACIONAL


1. Pastor Eterno, abençoai o Santo Padre, o Papa Bento XVI, os Bispos e todo o clero, para que, iluminados pelo Espírito Santo de Deus, vivam seu pastoreio com sabedoria, coerência e doação, tendo os mesmos sentimentos de nosso Senhor Jesus Cristo.
Rezemos ao Senhor.

R. Apascentai, Senhor o Vosso Povo!

2. Senhor da messe e Pastor do rebanho, despertai no coração dos jovens a vocação para o ministério sacerdotal a fim de que o rebanho não pereça por falta de operários, rezemos ao Senhor.

R. Apascentai, Senhor o Vosso Povo!

3. Senhor, protegei nossas famílias, derramando sobre elas as graças necessárias, para que haja mais diálogo entre os casais e compromisso para com o ensinamento dos valores cristãos, fazendo do lar a verdadeira Igreja doméstica, rezemos al Senhor.

R. Apascentai, Senhor o Vosso Povo!

4. Deus de amor, santificai os religiosos e as religiosas, para que a vivência dos votos de obediência, pobreza e castidade, seja um sinal profético despertando nos jovens o desejo de consagrarem também suas vidas, rezemos ao Senhor.

R. Apascentai, Senhor o Vosso Povo!

5. Deus de ternura, iluminai nossos Catequistas e todos os ministros leigos da nossa Igreja, para que sejam perseverantes na missão evangelizadora, tornando Jesus Cristo sempre mais conhecido na vida do mundo, rezemos ao Senhor.

R. Apascentai, Senhor o Vosso Povo!


ORAÇÃO VOCACIONAL


Senhor da messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos o teu forte e suave convite: “Vem e segue-me!” Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir a tua voz.
Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta as nossas comunidades para a missão. Ensina a nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida consagrada e religiosa.
Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade dos nossos Bispos, Padres e ministros. Dá perseverança aos nossos Seminaristas. Desperta o coração dos nossos jovens para o ministério pastoral na tua Igreja.
Senhor da messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço do teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder “sim”.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário