quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Pastoral do Idoso na Diocese de Garanhuns!

Pastoral do Idoso: O Documento de Aparecida, falando da pastoral renovada, recomenda uma "nova pastoral urbana ... que desenvolva uma espiritualidade de gratidão, da misericórdia, da solidariedade fraterna" (DA, n. 517). É neste sentido que a Diocese de Garanhuns está se engajando em um projeto de estruturação da Pastoral dos Idosos, buscando abrir um espaço de acolhida, de acompanhamento e de crescimento espiritual junto à Terceira Idade. Publicamos, a seguir, um comunicado do Coordenador Diocesano de Pastoral.

A nossa diocese realizou no último dia 09 de julho, no salão paroquial Pe. Gabriel da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns, o primeiro encontro com representação das paróquias para tratar da implantação da Pastoral da Pessoa Idosa. A reunião teve a participação de 56 leigos e 04 padres, com a assessoria da Irmã Marlene FC, que coordena a Pastoral da Pessoa Idosa em nosso estado. Na ocasião, foi-nos apresentado de modo muito claro a estrutura da pastoral e seu método de funcionamento.

         A Pastoral da Pessoa Idosa adota a metodologia aplicada à Pastoral da Criança com as adaptações próprias à realidade dos idosos. É claro que a dimensão da mística, como também a dimensão humano-social, estão efetivamente presentes na ação pastoral. O espírito que norteia e orienta a pastoral da pessoa idosa é o doacolhimento e da inclusão.

         Para contextualizar, na reunião do clero do mês de maio do corrente ano, a Irmã Marlene apresentou aos nossos padres o projeto de criar em nossa diocese a Pastoral da Pessoa Idosa. O nosso bispo, Dom Fernando Guimarães, de pronto acolheu a ideia e solicitou o apoio dos padres para que se efetive esse trabalho em nossa diocese. As sementes estão sendo lançadas; nós padres, com os nossos leigos e leigas, precisamos nos unir, somar forças em comunhão com o nosso bispo para fazer germinar, crescer e frutificar, tornando realidade esta bela ideia.

         Para dar efetividade a Pastoral já agendamos com a Irmã Marlene as primeiras capacitações de voluntários. No dia 13 de agosto acontecerá no Vicariato Centro a primeira capacitação, e no dia 28 de agosto será a vez do Vicariato Norte. De modo que queremos atingir, com a formação de líderes, todos os vicariatos de nossa diocese. Agora, é fundamental o incondicional apoio e forte divulgação dos párocos e vigários paroquiais em suas comunidades para suscitar lideranças que abracem esta causa.

         Para mais informações, favor procurar o Secretariado de Pastoral da diocese.

Fraternalmente,

Pe. Cícero Félix da Silva
Secretariado Diocesano de Pastoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário